Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

ELOS, ENTRE ELES E ELAS / Mônica Maria



Elos, entre eles e elas: histórias da vida e da morte é um livro de contos e de poesias com temas e personagens bem diversos. Nos contos, eles e elas são atados pelos elos da vida e da morte como o olhar da criança sobre o mundo e sobre as suas descobertas, do idoso que perde a memória e não os sentimentos, da difícil travessia de migrantes e das suas histórias remotas, das reflexões filosóficas sobre ser e não ser, da dor de perder alguém querido e, até distante, já que os elos unem eles e elas, num desenho único, pois todos são, na alteridade, um pouco do outro. Na poesia, há toques de metalinguagem e de homenagens a poetas, bem como a pessoas comuns – eles e elas, ligados pela linguagem condensada, própria deste gênero. É possível encontrar em Elos, entre eles e elas: histórias da vida e da morte, portanto, temas como a solidão, a dor, a alegria, o misterioso, a pandemia, relações familiares e relações distantes que unem, atam em elos, homens e mulheres, que se aproximam pelo simples fato de serem humanos.

Elos, entre eles e elas é uma tentativa de tornar visível a construção do eu, independente de ser feminino ou masculino. Os elos, as correntes, por conseguinte, que unem os indivíduos, na vida e na morte, transformam as pessoas em um desenho único, já que somos, na alteridade, um pouco do outro. Os elos estão presentes ao encararmos a dor coletiva e individual, a felicidade subterrânea e escancarada, a tristeza inerente e aquela com a qual nos deparamos ao longo da vida. Estão presentes nos sentimentos, nos anseios, nas ambições, nas vontades. Eles e elas constituem o homem que teve filhos e o filho que virou homem ou que virou mulher, tanto faz. Eles e elas são as mulheres que se questionam e as que têm de impor a sua existência, assim como a que faz questão de fechar os olhos a toda verdade. Os elos, entre eles e elas, tornam a vida possível, mesmo que seja na angústia de uma pandemia, na memória ou na falta dela, em um carinho recebido de alguém desconhecido, no tempo da escola menina ou no tempo da morte. Os elos dão sustentação ao ser humano. As quedas ficam mais leves e as ascensões, mais festejadas. Elos, entre eles e elas é tudo isto: é vida e morte de qualquer homem, de qualquer mulher, de qualquer Adão, de qualquer Eva, unidos, atados pela plenitude daquilo que nos aproxima da humanidade.

Mônica Maria Rodrigues Silva nasceu no dia 5 de março de 1965, no bairro da Lapa, em São Paulo. É mestra em Literatura e Crítica Literária formada pela PUC e possui especializações em Literatura (PUC) e em Língua e Literatura (UNICAMP). É professora, principalmente, da disciplina de Literatura — sua paixão declarada. Em suas aulas de Literatura, busca incentivar a leitura e deixar claro para os seus alunos que Literatura não é só para fazer provas e vestibulares. “Literatura é vida”, diz Mônica Maria.
Desde muito cedo, na tenra idade, Mônica Maria teve a sorte de se deparar com excelentes professores de Português que lhe apresentaram Orígenes Lessa, Júlio Verne, Machado de Assis, Eça de Queiroz, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Lygia Fagundes Telles, entre tantos outros que a encantaram. Despertou nela, então, a vontade de escrever. Sempre se encantou com o mundo da Literatura e sempre teve necessidade de escrever, afirmando que, assim, poderia expressar todos os seus sentimentos. Todas as leituras que fez ao longo de sua vida a influenciaram, direta ou indiretamente, e a formaram, nem tanto como escritora, mas como uma boa observadora dos detalhes lidos, das constituições das personagens analisadas. Dessa forma, seus textos se equilibram nestas observações: personagens que causam reflexões, metáforas que, às vezes, desafiam a lógica.

Serviço:

Elos, Entre Eles e Elas
Histórias da Vida e da Morte
Mônica Maria

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-6736-2
Formato 14 x 21 cm
100 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home